quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vírus - Uma ameaça constante

Bom dia pessoal ... Gostaria de aproveitar a postagem de hoje e falar um pouco sobre vírus de computador. O que seria vírus de computador? Trata-se de um software malicioso que infecta a nossa máquina, faz cópia de si mesmo e se espalha para outros computadores, utilizando diversos caminhos. Algumas pessoas definem vírus como um Malware. Mas não seria correto usar esta nomenclatura no caso. O vírus é um tipo de Malware, mas o termo pode se referir a muitas outras coisas.

E como se origina um vírus? Este ponto é interessante, pois, se ele é um software, tem que ter um programador por trás. Geralmente, são programadores de softwares que criam estes programas maliciosos com objetivos financeiros.
Vírus de Computador - uma ameaça constante

O primeiro vírus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos Vírus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado. Ao colocar o disquete, o Brain se instalava na máquina e danificava o computador.

Assim como a informática foi se desenvolvendo, os vírus também. Atualmente, não é necessário colocarmos um disquete infectado ou cd para colocarmos um vírus. Um acesso a um site ou abrir um e-mail contaminado já basta para colocarmos um vírus em nossa máquina. E, em alguns casos, o usuário nunca percebe que seu PC está contaminado.

Mas vamos falar agora sobre alguns tipos de vírus que encontramos na internet. Quer dizer que existem vários tipos de vírus de computador? Sim. Da mesma forma que os vírus biológicos, os vírus de computador tem diversas funções específicas, alguns podendo danificar completamente o equipamento. Não vou mencionar os Spam, visto que já tem uma postagem específica sobre eles ... ( se quiser dar uma olhada, segue o endereço: http://edsonczar.blogspot.com.br/2014/07/spam-os-cuidados-que-devemos-ter.html)


  • Worm: São programas autônomos que enviam cópias de si mesmo para outros computadores. Diferente dos vírus, ele não imbute cópias em outros programas. Ataca itens ou envia por spam, além de abrir portas para outros worms. Ele é projetado para funções específicas, como por exemplo deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos não autorizados por e-mail.
  • Bot: é um tipo de Worm que dispões de mecanismos de comunicação com o invasor. São utilizados para tirar sites do ar e enviar e-mail's não solicitados em grande quantidade.
  • 
    Cavalo de Tróia (Trojans) - Seu funcionamento lembra a história
    Cavalo de Troia (Trojans); é um programa aparentemente normal. Se apresenta como fotos, jogos, protetor de tela entre outros. Ele em si mesmo não é um vírus. Porém, quando o programa é executado, o computador é infectado e permite que uma pessoa a distância controle o equipamento..
  • Spyware: Software que espiona de forma maliciosa. Ele monitora a atividade do sistema e manda informações a terceiros. Diferente do Trojam, o Spyware não quer controlar o computador infectado. Seu objetivo é pegar dados do usuário, como por exemplo, dados bancários ou senhas dos cartões, para uso indevido.
  • Time Bomb: Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o "Sexta-Feira 13", "Michelangelo", "Eros" e o "1º de Abril (Conficker)".
  • Hijackers: São programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).
  • Estado Zumbi: O estado zombie em um computador ocorre quando é infectado e está sendo controlado por terceiros. Podem usá-lo para disseminar, vírus, keyloggers, e procedimentos invasivos em geral.
  • Vírus de Macros: vinculam suas macros a modelos de documentos, gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativocarrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus. Ele infecta os arquivos do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Access )
 
Vale lembrar também que mesmo os celulares com acesso a internet também podem ser infectados com vírus. Funciona da mesma maneira que os computadores, e os objetivos são os mesmos. Eles ainda não conseguem se espalhar rapidamente e não costumam causar muitos problemas, mas no futuro poderão ser tão danosos quanto os vírus de computador.

E que medidas podemos tomar para nos proteger dos vírus de computador e de telefone celular? Vamos abordar este assunto na próxima postagem do blog ... Até lá ...

























  •  

     




     
     
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário