terça-feira, 19 de maio de 2015

Deep Web - o lado obscuro da internet ... ???

Olá pessoal, olha nós aqui falando na terça a tarde, antes do meu curso ... pois é, uma das matérias de hoje é sobre Segurança da Informação e como vamos falar um pouco da tal da Deep Web, resolvi dividir um pouco da informação.

Ilustração da Deep Web - tem coisa boa e tem lixo também
Mas, o que é a tal da Deep Web? Se você fez um cursinho básico de inglês sabe que a palavra significa web profunda. Nós podemos dividir a internet em duas partes. Uma, que chamamos de Surface Web, é aquela que usamos todos os dias, com páginas indexadas pelos buscadores como Google, Yahoo e por aí vai.



Já a Deep Web não faz parte desse conteúdo indexado. Resumindo, todo o conteúdo não indexado, que não aparece na Surface Web, está na Deep Web. Isso mostra que aquela famosa frase "o Google tem tudo" não é verdade - a Deep Web tem tudo! Só para ter uma idéia, em 2008 calculou-se que existiam mais de um trilhão de páginas não indexadas ... imagine hoje!

O iceberg não é exagero - existe muita coisa na Deep Web
Mas tudo o que? Vamos aprender um pouco mais sobre esse lado da net que poucos conhecem.


  • A Deep Web só tem conteúdo impróprio, ilegal e etc? Não. Existem muitas "lendas" que tacham a Deep Web como a internet ilegal, que só tem conteúdo negativo. Como já disse, ela tem conteúdo não indexado. Eu posso ter, por exemplo, uma página de culinária que, por qualquer motivo, não foi indexada e só irá aparecer na Deep Web. Não é nenhum conteúdo impróprio ou agressivo. Apenas uma página não indexada.

  • Então posso navegar sem problemas na Deep Web? Calma, não é bem assim. Olhe a pergunta anterior, "só tem" ... Existe conteúdo inofensivo assim como existe também conteúdo bem "pesado" na Deep Web. 
A Deep Web é uma internet obscura, que garante o anonimato. O mesmo não acontece na Surface. No Google, por exemplo, tudo pode ser rastreado, Alguns, para ter mais privacidade, preferem a Deep Web. Já outros, para fazer seus negócios "ilegais" e não ser pegos pela lei, optam pela "sombra das profundezas". E estamos falando de coisas feias mesmo - pedofilia, canibalismo, venda de armas, assassinos de aluguel e coisas do gênero.Esse tipo de material não é aceito na Surface, mas é encontrado na Deep Web.


  • Se eu entrar na Deep Web, meu computador vai ficar vulnerável a virus? Sem dúvida. Na verdade, na internet, em qualquer lugar, podemos infectar nosso equipamento com virús. Mas, na Deep Web a probabilidade aumenta. A maioria dos hackers testa seus virus por lá. Assim, a probabilidade de achar um por lá é bem grande.

  • Como faço para entrar na Deep Web? Se você quiser, a primeira coisa é baixar um navegador específico para navegar nessas águas profundas. Um dos mais usados é o Tor (http://www.baixaki.com.br/download/tor-browser.htm). Feito isso, é só trabalhar como navegador normal - e ter certeza do que se quer procurar!

Tor, ums dos navegadores para Deep Web
  • Quais os cuidados na Deep Web? Eu gosto de dizer que a internet é como uma rua a noite. A surface é como uma rua iluminada. Será que podemos sofrer um assalto numa rua iluminada? Claro que sim, mas a possibilidade é menor, e podemos tomar alguns cuidados.
A Deep Web seria os becos escuros dessa rua. Qual a possibilidade de sermos assaltados num beco? Maior que na rua iluminada,não é mesmo? Mas isso não quer dizer que somos assaltados em todos os  becos. Apenas precisamos tomar mais cuidado.

Na Deep Web o princípio é o mesmo. Existe uma possibilidade maior de encontramos coisas que não queremos ou virus do que na internet convencional. Mas ambas precisam de cuidado. Com respeito a Deep Web, tenha um bom anti virus e deixe o firewall funcionando. Além disso, assim como na Web Convencional, analise bem as páginas que você visita ou download que realiza.

Outra questão -  você só vai achar conteúdo impróprio ou ilegal se você procurar conteúdo impróprio ou ilegal. A Deep Web nõ vai apresentar sites com fotos bizarras se você não procurar, nem vai chegar agentes da polícia federal só pelo fato de você ter acessado a Deep Web. Isso são apenas histórias que o povo conta.

Para finalizar, apenas uma história real da Deep Web: embora exista o anonimato, ele não é 100%, como nada é 100% na internet. Certa vez, um grupo de hacker (Anonymus) se infiltrou e acabou com um grupo de pedofilia que existia na Deep Web.  Então, embora seja mais difícil desmantelar essas quadrilhas virtuais, não é impossível.

Então é isso, agora você já sabe um pouco mais sobre a Deep Web. Se vai acessar, ai é com você ... Sinceramente, embora tenha pesquisado esses pontos, prefiro ficar navegando em águas conhecidas ... Cada um na sua praia, não é mesmo???? Até a próxima ...



domingo, 17 de maio de 2015

Visual Basic

E ai pessoal, passando para falarmos de mais uma linguagem o famoso Visual Basic ... É, a lista de linguagens é imensa, e uma mais interessante que a outra ... Mas vamos lá!

O Visual Basic (ou VB) é uma linguagem de programação produzida pela Microsoft (tio Bill) voltado principalmente para aplicações .net. O VB possui uma IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que auxilia e muito na construção de interfaces gráficas para aplicações. Há quem não goste das IDE's, mas na minha opinião, por que complicar se dá para facilitar, não é mesmo????
Lobo do atual Visual Studio



Deixando essas polêmicas programadoras de lado, vamos ver um pouco da história do VB. No começo, ele tinha certas limitações. Vale lembrar que o VB foi um aperfeiçoamento do Basic, uma linguagem usada para fins didáticos (como o Pascal). Por exemplo, no começo, o VB não dava acesso a Banco de Dados. Quando você está iniciando na Programação, indiferente da linguagem, você dificilmente começa criando sistemas integrados a Banco de Dados. Mas com o tempo, isso se tonrna uma necessidade, uma vez que a grande maioria dos sistemas precisa de um banco de dados para o seu funcionamento.

É interessante notar que o VB estava caindo nas graças de um número cada vez maior de empresas. Dessa forma, era necessário corrigir essa limitação com respeito ao Banco de Dados. Assim, foi adotado alguns padrões de acesso ao BD (DAO, RDO e ADO) criados pela própria Microsoft, que resolveram o problema. Outra particularidade importante do VB foi a criação de controles ActiveX, um framework que facilita a integração entre diversas aplicações. Hoje, com a chegada do Visual Studio .Net, a linguagem se tornou totalmente orientada a objeto. Além disso, conseguimos programar para a web (usando o ASP.Net), dispositivos móveis, Windows Forms e em SilverLight, um software de tecnologia para plugins e navegadores (ele é concorrente de softwares como o Adobe Flash).

Então, vamos ao nosso "Olá Mundo" em VB. Peguei esse código no site da Microsoft.

Module Hello
Sub Main ()
        MsgBox ("Hello World")
    End Sub
End Module

Depois de ver linguagens como Java, que usam comandos grandes, esse parece mais simples, não é mesmo? A saída do programa é através da nossa famosa tela de terminal (embora existam alguns tutoriais na net que mostram como fazer isso com tela gráfica, o que deixa a coisa bem mais interessante ...)

Saída na Tela de Terminal ... mas dá para fazer com tela gráfica
Aqui no site da Microsoft você encontra esse código totalmente comentado, passo a passo. É legal que ajuda a ter uma ideia de como funciona a linguagem. (https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/vstudio/3cf7t4xt%28v=vs.110%29.aspx). Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o VB.

Na próxima postagem, vamos dar uma pequena pausa nas linguagens e falar sobre um assunto polêmico e lendário da web: a Deep Web!!!!! Até lá ...

Exemplo de Calculadora usando VB