Alguns dos Navegadores existentes hoje |
Um dos primeiros navegadores conhecidos foi o Mosaic da NCSA, que operou entre 1992 até 1997. Em 1995 a Microsoft lançou-se neste mercado com o mundialmente conhecido Internet Explorer. Isto deu início ao evento que conhecemos como Guerra dos Browser. A Microsoft aproveitou sua liderança com o sistema operacional Windows e já colocava instalado o Internet Explorer. Resultado: quebrou o mercado da NCSA. Eles até tentaram reverter a situação, processaram a Microsoft e ganharam a causa. Mas, neste ponto, o Internet Explorer caiu na graça dos usuários e o Mosaic foi relegado ao museu da informática.
Mosaic mostrando a página do Google |
Mas foi graças a esta guerra que hoje existem vários navegadores disponíveis. Os mais famosos são, além do Internet Explorer da Microsoft , o Google Crome do Google, o Safari da Apple, o Opera da Opera Software e o Mozilla Firefox da Mozilla Foundation. Existem muitos outros, se quiser dar uma conhecida nestes "menos famosos" segue um link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Browser.
Como podemos imaginar, o Internet Explorer foi um dos navegadores mais usados por muito tempo. Mas hoje a realidade é outra. Principalmente por causa dos problemas que o navegador da Microsoft veio apresentando. Hoje, o Google Crome está entre os mais usados, com 39,1 % dos usuários contra 29,7% do Internet Explorer. Isto aconteceu por um motivo simples: muitos navegadores não acompanharam as mudanças da linguagem do HTML. Assim, navegadores como o Internet Explorer e Firefox tinham muitos problemas de compatibilidade com a linguagem do HTML 5 ( a última versão de linguagem para páginas Web até o momento). Por isso, travavam ou não mostravam o conteúdo como programado. Já os navegadores como o Google Crome, Safári e o Ópera tinham poucos problemas com compatividade. Resultado: o usuário buscou soluções para este problema escolhendo estes últimos navegadores.
Quando programamos uma página para a Internet, sempre lançamos nosso Index (arquivo) no maior número de navegadores para ver o resultado, para ver o comportamento do arquivo nos navegadores. É interessante notar que, apesar da linguagem HTML ser universal, sempre aparece um errinho nestes navegadores.
Assim, você sabe um pouco da história dos navegadores da internet. Se quiser saber mais, de uma olhada neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_navegadores. Mas, independente do qual navegador você usa, poderá notar que todos buscam soluções para os diversos problemas que temos na rede, como a questão de segurança e compatibilidade. Como sempre digo, navegar é preciso ... Mas cuidado sempre é bom ... Até mais ...
Programação utilizando a linguagem do HTML 5 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário