Exatamente o que é o lixo eletrônico? Podemos defini-lo como todo o material descartado de equipamentos eletrônicos, como restos de computadores, placas eletrônicas,telefones, televisores etc. este tipo de material tem gerado dois problemas bem graves: o aumento de lixo e o descarte em locar inadequado.
A indústria dos eletroeletrônicos e eletroportáteis é, de certa maneira, uma indústria limpa. Na produção destes equipamentos, pouca coisa é perdida. Mas o maior problema está no descarte destes equipamentos. Devido ao alto preço de manutenção e do avanço constante da tecnologia, os equipamentos se tornam obsoletos de maneira bem rápida. Quando queima uma placa, por exemplo, compensa mais comprar um aparelho novo do que conserta-lo. Um exemplo típico é quando queima a placa-mãe de um computador: o gasto e o trabalho de consertá-la é muito grande, o que torna o serviço inviável. Assim, compensa comprar uma peça nova.

E o que fazer quando temos um equipamento destes em nossa casa? A solução: faça o descarte nos locais corretos. Por exemplo, em muitas cidades tem a coleta seletiva, que recicla este tipo de material. Também encontramos em lojas e mercados caixas que podemos descartar pilhas e baterias de celulares. E muitas empresas do ramo eletrônico trazem soluções neste sentido. Só para citar uma, a Sansung tem em seu site uma parte que se chama Firts Planet (Primeiro o Planeta). Nesta parte, o usuário pode agendar a coleta do material, que será reciclado e descartado da maneira correta. Mais detalhes está no site http://www.samsung.com.br/recicle/Default.aspx.

Existe uma tendência mundial com respeito ao aumento da quantidade de lixo eletrônico com o passar dos anos. Muitos especialistas apontam que chegaremos a casa dos bilhões em poucos anos, exatamente devido ao avanço da tecnologia. Porém, cada um de nós pode fazer a sua parte em cuidar do meio ambiente. Afinal, é o meio em que todos nós vivemos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário