Se você procurar um programa específico chamado Linux é certo que não irã achar. Isso por que o Linux na verdade é um Kernel (núcleo) que forma a estrutura do sistema operacional GNU/Linux. Os sistemas operacionais que usam este kernel chamamos de distribuições Linux. Falamos de distribuições por que existem várias, algumas pagas, outras grátis. Temos por exemplo os sistemas operacionais Ubuntu, Pandora, Gnome e Debian que são sistemas com kernel Linux.
Tux, o macote da Linus e algumas distribuições |
Das inúmeras versões com núcleo Linux, as mais indicadas para usuários com pouco ou nenhum conhecimento deste sistema operacional são o Ubuntu e o Debian. Abaixo temos uma foto com a interface de cada um. Dá para notar que são bem parecidos. Estas interface são bem interativas e simples, qualquer usuário com noção de informática consegue usá-los sem problema. É claro que existem também o acesso aos comandos pelo terminal, que difere do Windows e que é mais usado por pessoas que tem conhecimento mais profundo de informática.
Debian |
Ubuntu |
Outra vantagem é a instalação do sistema. Podemos instalar no HD da máquina, fazer a instalação por CD (neste caso, o sistema funciona através do CD) ou ainda através de uma máquina virtual (como a VM da Oracle). Nestes últimos casos, podemos ter um sistema operacional instalado e usar outro sem carregar o HD. Existe também a possibilidade de instalarmos dois sistemas no HD, mas pode ocupar muito espaço.
Se quiser ver mais sobre os sistemas operacionais com kernel Linux, temos dois sites dos sistemas citados aqui: o Debian (https://www.debian.org/index.pt.html) e o Ubuntu (http://ubuntu-br.org/) ambos os sites em português. Dificilmente os softwares baseados em Linux vão tomar o espaço que hoje é do Windows ... mas eles tem espaço definido no mercado ... pelo menos conhecê-los vale a pena ... até a próxima ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário