Aplicações são o motivo básico que levam os usuários a ficarem horas navegando na internet. São programas específicos que desempenham alguma tarefa requisitada pelo usuário. No caso de aplicações para internet, podemos citar correio eletrônico, ferramentas de download e de buscas. Vamos iniciar falando sobre as ferramentas de busca.
As ferramentas de busca são programas projetados para procurar palavras chaves pelo utilizador de documentos e base de dados. Partimos da premissa que todo o site de busca deve ter uma base de dados bem grande, agregando todo o tipo de assunto provável e imaginável (uma tarefa nem um pouco fácil sem dúvida...). Eles começaram a aparecer com o início da internet, com o objetivo de buscar qualquer informação na rede e apresentá-la de forma organizada. Atualmente temos muitas empresas que desenvolveram excelentes ferramentas de busca, como o Google, o Yahoo, o Bings, o Cadê e mais recentemente o Amazon.com com seu mecanismo de busca A9.
Alguns exemplos de Ferramentas de Busca |
Existem vários tipos de buscadores. Entre eles, podemos citar:
Buscadores Globais: são aqueles que buscam informações na rede e a apresentação dos resultados é aleatória. dependendo do ranking de acesso do site. De todos os buscadores globais, o mais utilizado é, logicamente, o Google.
Buscadores Verticais: realizam pesquisas especializadas, com bases de dados próprias de acordo com suas propensões. Alguns exemplos são Catho, BuscaPé, Trovit entre outros.
Guias Locais: são buscadores exclusivos de regiões. As informações se referem a endereços de empresas ou prestadores de serviço. Como exemplo, podemos citar o GuiaMais e AcheCerto.
Guias de Busca local ou Buscador Local: são buscadores de abrangência nacional, que lista empresas ou prestadores de serviço próximos ao local onde o usuário mora. Para tanto, geralmente são usados dados do usuário como CEP ou coordenadas de GPS.
Diretórios de websites: são indices de sites, usualmente organizados por categorias e subcategorias. Ajudam o usuário a encontrar rapidamente sites que deseja, buscando por categorias em vez de palavras chaves. Um exemplo é o Open Directory Project.
Pesquisa das Ferramentas mais utilizadas: adivinhe que é o primeiro??? |
E como fazer para que nosso site apareça em primeiro lugar nas pesquisas? Bem, existe a possibilidade de pagar (caro) para a empresa que gerencia o site de buscas ou fazer um site que seja um sucesso (coisa de 500 acessos/dia). Sim, sites que são bem acessados aparecem em primeiro lugar. E existem até mesmo empresas especializadas neste assunto.
Pois bem, então quando você for pesquisar alguma coisa (quase certo no Google) já sabe um pouco mais sobre o que está por detrás das ferramentas de busca ... Até a próxima ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário