quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Serviços da Internet - Aplicações da Internet

Boa noite pessoal ... Pois bem, começando um novo mês, depois de uma semana de provas (inclusive com Lógica de Programação) resolvi falar sobre aplicações da internet. Mas o que são aplicações?

Aplicações são o motivo básico que levam os usuários a ficarem horas navegando na internet. São programas específicos que desempenham alguma tarefa requisitada pelo usuário. No caso de aplicações para internet, podemos citar correio eletrônico, ferramentas de download e de buscas. Vamos iniciar falando sobre as ferramentas de busca.

As ferramentas de busca são programas projetados para procurar palavras chaves pelo utilizador de documentos e base de dados. Partimos da premissa que todo o site de busca deve ter uma base de dados bem grande, agregando todo o tipo de assunto provável e imaginável (uma tarefa nem um pouco fácil sem dúvida...). Eles começaram a aparecer com o início da internet, com o objetivo de buscar qualquer informação na rede e apresentá-la de forma organizada. Atualmente temos muitas empresas que desenvolveram excelentes ferramentas de busca, como o Google, o Yahoo, o Bings, o Cadê e mais recentemente o Amazon.com com seu mecanismo de busca A9.

Alguns exemplos de Ferramentas de Busca
Tenho certeza que, qualquer usuário, por mais dificuldade que tenha em informática, entende basicamente como funciona uma ferramenta de busca. Digitamos o que queremos e clicamos em procurar. Em poucos segundos, aparece uma lista com todas os sites onde a informação digitada apareceu.Os primeiros buscadores se baseavam na indexação de páginas através da sua categorização. Depois, surgiram as meta-buscas. As mais recentes gerações usam motores com tecnologias diversas, que permite, entre outras coisas, a procura de palavras chaves diretamente na página em questão e o uso de referências externas espalhadas pela Web, permitindo até mesmo a tradução direta do documento (embora com muitos erros, diga-se de passagem).

Existem vários tipos de buscadores. Entre eles, podemos citar:

Buscadores Globais: são aqueles que buscam informações na rede e a apresentação dos resultados é aleatória. dependendo do ranking de acesso do site. De todos os buscadores globais, o mais utilizado é, logicamente, o Google.
Buscadores Verticais: realizam pesquisas especializadas, com bases de dados próprias de acordo com suas propensões. Alguns exemplos são Catho, BuscaPé, Trovit entre outros.
Guias Locais: são buscadores exclusivos de regiões. As informações se referem a endereços de empresas ou prestadores de serviço. Como exemplo, podemos citar o GuiaMais e AcheCerto.
Guias de Busca local ou Buscador Local: são buscadores de abrangência nacional, que lista empresas ou prestadores de serviço próximos ao local onde o usuário mora. Para tanto, geralmente são usados dados do usuário como CEP ou coordenadas de GPS. 
Diretórios de websites: são indices de sites, usualmente organizados por categorias e subcategorias. Ajudam o usuário a encontrar rapidamente sites que deseja, buscando por categorias em vez de palavras chaves. Um exemplo é o Open Directory Project.

Pesquisa das Ferramentas mais utilizadas: adivinhe que é o primeiro???



E como fazer para que nosso site apareça em primeiro lugar nas pesquisas? Bem, existe a possibilidade de pagar (caro) para a empresa que gerencia o site de buscas ou fazer um site que seja um sucesso (coisa de 500 acessos/dia). Sim, sites que são bem acessados aparecem em primeiro lugar. E existem até mesmo empresas especializadas neste assunto.

Pois bem, então quando você for pesquisar alguma coisa (quase certo no Google) já sabe um pouco mais sobre o que está por detrás das ferramentas de busca ... Até a próxima ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário