sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Internet e Conectividade - as Homepages

Boa noite pessoal ... Com certeza todos nós já visitamos uma página na internet. Mas já pensou na tecnologia por trás delas? E como ter uma página pessoal? Hoje, no seu blog ... (nada a ver o comentário, desculpa aí ...)

Código em HTML
Uma homepage é a primeira página que vemos de um site. Pode ser comparada a capa de uma revista, que traz algumas informações a respeito do site. Para a estruturação do site, utiliza-se o HTML (Hiper Text markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto). Como o nome sugere, é uma linguagem de marcação, ou seja, usa-se tags que vão estruturar o site. Se você quiser ver como é usada esta linguagem, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Exibir Código Fonte da Página". A imagem que aparece é o código HTML.

Junto com o HTML, usamos o CSS (Cascading Style Sheets ou Estilo de Folhas em Cascata), que é responsável pelo estilo do site (cores, bordas, letras etc). Algumas vezes, usamos Linguagens de Programação Interpretada, como o JavaScript (não confunda com o Java) que dá uma interatividade maior ao site. Também usamos Linguagens de Programação, como o PHP ou o Pearl, que direcionam, por exemplo, formulários de contato para algum e-mail. Estes são apenas algumas das ferramentas disponíveis, mas existem inúmeras outras que auxiliam na construção de sites, como o Joomla, Wordpress e uma infinidade de coisas.

E é difícil fazer um site? Depende. Hoje, na internet, existem algumas empresas que auxiliam na construção de sites, como por exemplo a página da Wix ( http://pt.wix.com/) onde o usuário não precisa ter nenhum conhecimento de Linguagem de Programação. A vantagem é a rapidez e facilidade na construção. A desvantagem é a falta de opção de templates e o resultado final não é um site profissional.

Quando queremos algo mais profissional precisamos dos serviços de um programador ou web design (eu ... eu ...) que tem o conhecimento

s destas ferramentas e dá o suporte necessário em construir e colocar o site no ar. Ele fica responsável por dar manutenção em caso de bug.

Para registar o domínio, contate o registro.br
Outro detalhe é o domínio, ou endereço do site. O mesmo precisa ser registrado na Organização que cuida destes assuntos aqui no Brasil (registro.br). É cobrada uma taxa (bem pequena, anual) para se fazer o registro. Neste momento, a pessoa escolhe o endereço de sua preferência ( e que esteja disponível). Feito isso, é necessário hospedar o site em um servidor. Existem empresas especializadas nestes serviços, e os preços variam bastante.

E quanto custa? Geralmente, os profissionais desta área cobram por hora. Na verdade, a criação de um site tem certo custo (afinal, dá muito trabalho). Imagine fazer linhas de código, programação, tratamento de fotos, estilos e por aí vai. E quanto mais coisas no site, mais caro fica. Sites de E-commerce, por exemplo, podem chegar a custar alguns mil reais. Mas é um investimento de retorno garantido. Afinal, ter um site pode alavancar os seus negócios, ou é uma maneira de levar nossas idéias pelo mundo... a minha logo logo estará on-line, estou finalizando a programação (www.edsonrczarneski.eti.br) ... Até a próxima ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário