segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Java

Boa noite pessoal ... consegui parar um pouco agora para continuar nossa conversa sobre linguagens de programação. Como podem ver, ser programador é uma profissão que está em alta atualmente. No meu caso, estou trabalhando na montagem de um portal para uma imobiliária, usando nosso querido PHP. Vai levar uns dias, mas o resultado vai ser bom - tanto profissionalmente quanto financeiramente.

Logo do Java - por que Java??? E por que café???
Muito bem, mas o negócio hoje é outro: Java. Se um dia você fizer um curso de Análise de Sistemas, Ciências da Computação ou outro curso de TI, pode ter certeza: Java é figurinha marcada. Ele vai estar lá. E o motivo é simples: ele é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo para aplicativos. Se você der uma olhada no índice Tiobe, o Java está sempre numa briga com a linguagem C pelo primeiro lugar.

A história do Java é bem interessante. Tudo começou em 1992, com um projeto chamado Green Project chefiado por três programadores, entre eles James Gosling, considerado o pai do Java. O objetivo do Project Green era uma mostrar uma futura convergência entre computadores e eletrodomésticos, algo do tipo"Os Jetsons".

Para tanto, os programadores da Sun Microsystem trabalharam durante meses para produzir o *7 (lê-se Start Seven) um controle remoto com uma interface touch screen. Este aparelho podia controlar diversos dispositivos e aplicações e usava uma linguagem criada por Gosling chamada Oak - que significava "carvalho". Outro detalhe legal é que o *7 tinha um mascote que ensinava como usar o equipamento. Quem era o mascote? O Duke, que mais tarde foi usado como mascote do Java (e foi desenhado pensando no símbolo do Star Treck, do qual Gosling sempre gostou ... pudera né ...)

Duke: "Vida longa e próspera"
O mais engraçado é que a idéia do *7 hoje é realidade, mas na época do seu lançamento ele não encontrou mercado. Como dizem, foi a idéia certa na época errada. No entanto, o pessoal da Sun viu no Oak uma saída. Na época, a internet estava aparecendo e eles decidiram adaptar o Oak para ser usado como linguagem dos navegadores. Em maio de 1995, eles lançaram a Plataforma Java. Foi um estouro. Foi, de longe, a linguagem adotada pela maioria dos desenvolvedores. Só em 2004, mais de 3 milhões de desenvolvedores usavam Java para programar.

Uma curiosidade: sabe de onde veio o nome Java? Pois bem, veio como uma homenagem à ilha de Java, de onde vinha o café que os programadores da Sun tanto tomavam. Na verdade, programador e café sempre tiveram uma história juntos.

E quais as vantagens do Java? Ele não é uma linguagem rápida, como é o caso da linguagem C/C++. Mas, além de ter uma certa similaridade com esta última linguagem, o Java possui uma facilidade na criação de programas, mostra uma simplificação na especificação, tanto na programação quanto no ambiente de execução, além de disponibilizar um vasto conjunto de bibliotecas. Ah, e a Oracle (atual proprietária da antiga Sun Microsystens) disponibiliza todo o material usado na Java gratuitamente, como atualizações e documentação.

James Gosling
E como posso programar em Java? Bem, apesar de tudo o que disse aqui, requer um pouco de conhecimento de Lógica de Programação e de um pouco de Java. Isso por que, antes de mais nada, é necessário instalar o que chamamos JVM (Java Virtual Machine). Após desenvolvermos o programa, enviamos o mesmo para a JVM, que o codifica em linguagem de máquina. Após isso, é só dar o comando e o programa é executado.

Este JVM é outra vantagem do Java. Um único programa pode ser executado em qualquer máquina que tenha um JVM, seja um PC, celular ou até mesmo um eletroeletrônico.

Mas, vamos então a nossa famosa frase "Hello World" em Java. Para fazer algo mais legal, mandei que o sistema apresentasse a mensagem numa janela gráfica, por isso temos na primeira linha um import. Olhe como seria a programação:

import javax.swing.JOptionPane;

public class OlaMundo {

public static void main (String args []){



JOptionPane.showMessageDialog (null, "Hello World!");

}
}

Com a nossa JVM devidamente instalada, mandamos um comando para o terminal. Primeiramente, precisamos codificar nosso programa. Assim, digitamos no terminal o comando Javac e o nome do arquivo. Nesse caso, ficaria assim: javac OlaMundo.java
Programa, terminal com os comandos e a janela com a frase "Hello World!" - é o Java!!!!

Se não aparecer nenhum erro no terminal, damos o comando java e o nome do arquivo. No nosso caso, ficaria java Olamundo. Pronto, o programa está no ar.

Sinceramente, acho o Java o máximo (embora seja programador PHP e exista uma certa rivalidade entre PHP e Java ... mas, as duas linguagens são boas, fazer o que ...) Uma dica legal, o professor Gustavo Guanabara está lançando um curso básico, grátis, de Java, pelo que soube, sairá após o carnaval. Se quiser, veja o site http://www.cursoemvideo.com/. Além do certificado, pode ter certeza, você vai aprender Java ... o cara é bom ... E assim, eu me despeço, com essa imagem do Duke na xícara de café ... Ah, meninos e meninas, na próxima semana vamos falar de uma linguagem antiga, mas briga direto com Java : a linguagem C ... Até a próxima ...
Duke e a xícara



Nenhum comentário:

Postar um comentário