terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Linguagem C/C++

Olá pessoa, só agora consegui um tempinho para fazer mais uma postagem ... a de hoje é sobre uma das linguagens mais antigas que ainda estão sendo usadas em nossos dias: a linguagem C.

Linguagem C
A linguagem C foi criada em 1972 pelo cientista da computação americano Dennis Ritchie. Dennis trabalhava nos laboratórios da AT&T Bells Labs, e criou a linguagem C para a programação do sistema operacional Unix, que era escrito em Assembly. A linguagem foi chamada de C por que suas características foram desenvolvidas de uma outra linguagem chamada B.

Em 1973, a linguagem C tornou-se poderosa o suficiente para que a maior parte do kernel (núcleo) do sistema Unix fosse reescrito nessa linguagem. Até então, o kernel era escrito somente em Assembly, que é uma linguagem de baixo nível e bastante complexa (ainda é usada na programação de processadores).

É interessante que a linguagem C até hoje é uma das mais usadas no mundo da programação. Na verdade, se olhar o índice Tiobe, C sempre está numa briga com Java pelas primeiras colocações. Mas, esse sucesso não foi imediato. No começo, apenas alguns laboratórios usavam a linguagem C na programação do kernel dos sistemas operacionais. Mas, em 1978, Dennis Ritchie e o cientista da computação canadense Brian Kernighan lançaram um livro intitulado "The C Programming Language " (A Linguagem de Programação C) que serviu como guia para outros programadores implementarem esta linguagem em seus projetos. Muitos programadores se referem ao livro como "K&R C" lembrando das iniciais dos sobrenomes dos autores.

Dennis Ritchie
A Linguagem C é muito usada na implementação de sistemas. A maior vantagem desta linguagem é a rapidez no processamento de dados. Não há a menor dúvida que C é a linguagem mais rápida neste sentido. Além disso, é uma linguagem de médio nível, permitindo ao programador prever com mais precisão o comportamento do software durante o uso. Por isso que, apesar da sua complexidade, C é uma das linguagens mais usadas em cursos de TI.

Mas nem tudo são rosas na programação usando C. Um dos maiores problemas são resultados inesperados e erros difíceis de encontrar num sistema. Por exemplo, se montarmos um vetor com dez membros e pedirmos o vigésimo membro (que não existe) o sistema devolve um valor que estará no buffer da memória.

Mas, como já estamos acostumados, vamos ver o nosso "Hello World" em C. Para tanto, uso uma IDE chamada CodeBlocks, muito boa para a programação com esta linguagem. Para ter uma visualização melhor, fiz uma programação com uma interface gráfica, mas, sinceramente, eu acho muito complicado fazer a parte gráfica em C. Mas segue o código:

#include <stdio.h>
#include <windows.h>

int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance,
                   HINSTANCE hprevInstance,
                   LPSTR lpCmdLine,
                   int nCmdShow)

    {
        MessageBox (NULL, "Hello World!!!" ,"Edson Ricardo Czarneski", MB_OK | MB_ICONINFORMATION);
        
        system ("pause");
        return 0;
    }

A linguagem C precisa de importação de bibliotecas com as funções necessárias para a execução do código pelo compilador. Para tanto, nas primeiras linhas temos os #includes que incluem no código as bibliotecas.

Abaixo, segue o resultado do código acima:

Terminal, código e janela do Hello World em C


A linguagem C++ é uma implementação da linguagem C, com algumas modificações e melhoramentos. Por isso, após aprender alguma coisa de C, já ingressamos na linguagem C++. Até esse nome é uma alusão do incremento (i++) quando, na programação, adicionamos algo no sistema. Assim, C++ é a linguagem C adicionada de algumas melhorias.

Assim, terminamos a linguagem C. Na próxima, vamos falar de uma linguagem muito diferente e de baixo nível: Assembly ... essa é bem diferente ... Mas vamos conhece-la na semana que vem ... Até lá ...

o K&R - a ajuda para entender o C



Nenhum comentário:

Postar um comentário