
A linguagem de máquina utiliza um padrão de bits, algo que o ser humano não consegue ler. Desta forma, o Assembly substitui este padrão de bits por símbolos, que são chamados mnemônicos. Por exemplo, para um computador, a instrução 10110000 01100001 remove uma instrução para o registrador AL (se eu não me perdi nesses 1 e 0 ...). Como sabemos, fica muito difícil para um ser humano escrever códigos usando binários. Com o Assembly, usamos o mnemônico MOV AL,61h, que manda o mesmo comando para a máquina.
A informação é mandada para o montador, ou assembler, que faz a tradução do comando para a máquina. O assembler é um tradutor mais simples que um compilador, que é usado em linguagens como C e Java.
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Processadores Intel I7 e I5 - linguagem Assembly em ação |
Além do montador, que traduz os códigos usados em Assembly, temos o desmontador, que faz o trabalho inverso: traduz as informações da linguagem de máquina para a linguagem Assembly.
E que tal darmos uma olhada num código Assembly? Olha que coisa mais doida ... vamos para o nosso famoso "Hello World" em Assembly ...
.model small
.data
Msg db "Hello World em Assembly x86 by Edson Ricardo Czarneski"
.code
Inicio:
mov ax, seg msg
mov ds, ax
mov dx, offset msg
mov ah, 9h
int 21h
mov ax, 4c00h
int 21h
end inicio
Bastante código estranho, não é mesmo? São os mnemônicos. Mas, olhe abaixo o resultado deste código:
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Hello World em Assembly |
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