terça-feira, 8 de julho de 2014

Defesas contra os Malwares


Conforme falamos na última postagem do blog, existem vários tipos de malwares que encontramos na rede. Apenas relembrando, quando nos referimos a malware, estamos falando software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Podem ser vírus ou uma aplicação legal que, por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição acima.


O termo Malware se refere a muito mais que vírus



E como podemos nos defender destes malware? O primeiro passo é adquirirmos um bom antivírus. Então, quanto mais caro o antivírus melhor certo? Não necessariamente. Existem vários tipos de antivírus no mercado que são grátis e cumprem bem a sua função. Por exemplo, o Avast! tem vários tipos de antivírus: o Avast! Free Antivírus ( gratuito), o Avast! Pro Antivírus (pago e com algmas ferramentas a mais) o Avast! Internet Security (pago, com todas as ferramentas dos anteriores mais algumas específicas para a Internet, como um firewall silencioso). A diferença entre eles, além do preço, são as ferramentas que disponibilizam.

Aproveitando, muitos fornecedores de antivírus fornecem software para dispositivos móveis. Um exemplo é o Avast! Mobile Security, gratuito e disponível para sistema Android.

Algumas marcas de Antivírus disponíveis
No entanto, sabemos que nenhum antivírus é 100% eficaz. E a resposta é simples. Os programadores de softwares maliciosos vem desenvolvendo programas cada vez mais eficazes, alguns simplesmente não são pegos pelo antivírus. O que fazer então?

Alguns procedimentos da parte do usuário poderão diminuir o ataque de vírus na máquina, além da instalação de um bom antivirus.

  • Faça a atualização frequente dos softwares instalados na máquina. Estas atualizações ajudam a evitar o ataque de vírus e protegem os programas já instalados no computador;

  • Não clique em links recebidos por e-mail, principalmente se você não conhece o remetente. Geralmente eles colocam links que levam a páginas infectadas. Da mesma forma, não abra arquivos que chegam por e-mail's desconhecidos.

  •  Não divulgue informações pessoais por e-mail ou ao preencher formulários on-line; Caso isso seja necessário, somente o faça em páginas oficiais, conhecidas e que tenham o protocolo HTTPS. Esse protocolo é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais.

  • Não seja curioso; evite abrir e-mail's ou propagandas que aparecem só por causa de um desconto ou uma dica aparentemente interessante. A probabilidade de tais propagandas serem pontes para vírus é grande;

  • Evite a criação de e-mail simples para evitar spam. Já se perguntou como as pessoas conseguem o seu e-mail? Eles usam várias tentativas simples. Por exemplo. vamos supor que exista um usuário chamado João da Silva. Eles fazem várias tentativas, como joaosilva@hotmail, jsilva@hotmail, joaosilva1@hotmail e por aí vai. Quanto mais difícil o nome, mais difícil de recebermos spam. O meu, por exemplo, como tem um sobrenome difícil ( e eu complico ainda mais) não recebe spam.

  • Por fim, seja paciente. Já aconteceu com você de, ao fazer um download, clicar várias vezes no botão "Next" sem ler o enunciado? Esta prática faz com que vários programas indesejados e adwares (publicidade não solicitada) apareçam no computador. Depois, dá um certo trabalho para retirar tudo isso. Muitas vezes, ao lermos antes de clicar em "Next", podemos desmarcar os programas desnecessários. E, se isso não for possível, podemos pelo menos ver onde os mesmos serão instalados e retirá-los depois.
Navegar na internet requer alguns cuidados. Mas, se prestarmos atenção a eles, não teremos muitos problemas. Agora, caso seu PC esteja muito devagar ou fazendo coisas estranhas, melhor dar uma olhada. Pode ser vírus. Em alguns casos, a máquina precisa ser fomatada para eliminar o malware. Como diz aquela famosa frase, melhor prevenir do que remediar ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário