Alguns exemplos de Redes Sociais |
O que exatamente é uma rede social? Trata-se de uma estrutura composta por pessoas ou organizações que compartilham valores ou objetivos comuns. Existem vários tipos de redes sociais hoje, como redes de relacionamento (Facebook, Google+, Skype, Twitter etc) redes profissionais ( Linkedin, Rede Trabalhar) redes sociais (dentro de um bairro por exemplo) redes políticas e tantas outras.
Basicamente, a grande maioria das pessoas tem uma conta ou várias contas em redes sociais. Mas, como já dissemos aqui no blog, a internet é como uma ferramenta: se não for bem usada, pode se tornar uma arma. E o mesmo acontece com as redes sociais.
Antes de mais nada, deixo claro aqui que não sou contra redes sócias. Tanto que uso algumas delas e realmente são ótimas ferramentas, principalmente para conversar com amigos que estão longe. Mas, não quer dizer que é tudo um mar de rosa.
Um dos problemas mais comuns com redes sociais é uma teoria perigosa que muitos tem: quanto mais, melhor. Muitas pessoas aceitam qualquer como amigo, querendo chegar a centenas de contatos. Mas, é interessante: quando chega um estranho na porta de casa, não o convidamos para entrar. Não o conhecemos, não sabemos quais são suas reais intenções. Na internet é a mesma coisa. Lembre-se: quando adicionamos amigos, eles verão tudo aquilo que vamos colocar na rede: fotos, dados pessoais, idéias nossas e assim por diante. Uma dica importante: coloque como seus amigos on-line apenas aqueles que são seus amigos off-line.
Falando em postagens, outro erro que muitos cometem é colocar qualquer coisa na rede. Tem uma regra básica na vida que se aplica na internet: tudo o que você coloca na rede pode e VAI ser usado contra você! É incrível, mas o que tem de gente que cai nessa armadilha. Quantas vezes não li de bandidos que colocam a foto expondo armas ou dinheiro roubado ... só para a polícia vir depois e prender. Ou pessoas que falam mal de alguém na rede e depois não sabem o que dizer quando este alguém descobre. Sinceramente, isto é de uma estupidez sem tamanho! E não adianta bloquear a pessoa ou configurar as postagens apenas para os amigos: sempre alguém conhece o fulano ou ciclano e vai falar para ele. Assim, seja esperto: quer falar mal de alguém ou tirar fotos imbecis, pode fazer ... Mas não coloque na rede!
Outra coisa que muitos fazem que me revolta é entrar em grupos ou aceitar um amigo só por que ele diz que tem algo em comum. Um problema sério na internet é que você pode dizer o que quiser, pode colocar a foto que quiser, ser quem quiser. Por exemplo, você pode criar um perfil falso, com nome falso, tudo mentira. E muitos fazem isso com os objetivos mais tenebrosos, como pedófilos. E o pior é que tem gente que cai. Por isso o conselho de adicionarmos pessoas que realmente conhecemos.
Embora esta seja uma charge, não está longe da realidade de alguns |
E cuide também do tempo que gasta nas redes sociais. Muitos esquecem que a rede social não é uma vida social. Passam horas curtindo fotos no Facebook e conversando on-line com os amigos, mas esquecem da vida real, da esposa, marido, filhos, pais e por aí vai. Sem exagero, mas atualmente existem famílias se dissolvendo por causa do uso excessivo e descontrolado das redes sociais.
A tecnologia da internet é uma demonstração da capacidade humana em usar os recursos para o seu bem. No entanto, muitos perdem a noção do certo ou errado ao usar esta tecnologia. Por isso, seja esperto! É exatamente o que diz o vídeo neste endereço. Ele contém mais dicas em como usar de maneira consciente as redes sociais. Segue o endereço: http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/adolescentes/animacoes-no-quadro-branco/saiba-usar-redes-sociais/. Ele é bem interessante. E fica a dica: use as redes sociais de maneira correta ... caso contrário, se prepare para dor de cabeça ... Até mais !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário