Como bem sabemos, todo o computador é uma máquina que precisa receber instruções para executar determinada tarefa. Por exemplo, para que ele calcule uma conta é necessário informarmos os passos necessários para que ele execute esta informação.
Para fazermos este trabalho, usamos os algoritmos. O que são algoritmos? São passos ou sequências ordenadas de operações que levam a solução de um problema dado. Sempre são instruções finitas, ou seja, tem início e fim. E o mais interessante, os algoritmos estão presente em todas as nossas ações diárias.
Para exemplificar o uso de algoritmo, imagine a seguinte situação: tomar banho. É uma ação que realizamos todos os dias (pelo menos é o que se espera ...). Veja como seria um algoritmo simples desta atividade:
1 - Tirar a roupa;
2 - Ligar o chuveiro
3 - Molhar o corpo
4 - Ensaboar-se
5 - Enxaguar o corpo
6 - Desligar o chuveiro
7 - Enxugar-se
8 - Vestir-se
Está feito um algoritmo sobre a atividade tomar banho. Ele segue uma sequência lógica. E um detalhe: se trocarmos algum passo, não funciona; por exemplo, se colocarmos o primeiro passo no terceiro, não daria certo.
Na área da informática, o uso do algoritmo é essencial. É o conceito central de toda a programação. Comumente, ele é representado na forma descritiva narrativa (descrito passo a passo) ou fluxograma (representado através de símbolos gráficos).
Algoritmo no Programa VisualAlg |
Agora, que é trabalhoso, isto é. Por exemplo, meu primeiro algoritmo foi para a realização de uma função de segundo grau. Basicamente, o usuário lançaria os valores de A, B e C e a máquina realizaria o cálculo, de acordo com as instruções programadas. Foram 32 linhas de comando para a realização desta tarefa. Agora imagine a quantidade de comandos para que um programa faça o seu trabalho.
Após terminarmos a montagem do algoritmo, passamos o mesmo para a Linguagem de Programação. Para isto, usamos programas específicos como Java, Pascal, C++, PHP entre as muitas que existem. Mas essa já é matéria para outro blog.
Notem que isto é apenas uma pincelada sobre algoritmo. Esta é uma matéria rica em detalhes, como representação gráfica, tipos de dados e uma série de outras coisas. Se quiser se aprofundar nesta parte da ciência da computação, indico dois sites para iniciar: no YouTube, tem um canal que ensina a montar um algoritmo passo a passo, bem explicativo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV. Um outro é um joguinho usado nas escolas americanas (mas tem tradução em português) que usa o princípio da lógica de programação. É usado para crianças de cinco anos. Acha que é fácil? Pode ter certeza, são dez níveis, no nono já dá para quebrar a cabeça ... Dê uma olhada e divirta-se ... https://blockly-demo.appspot.com/static/apps/maze/index.html?lang=pt-br&level=9&skin=0
Um exemplo de algoritmo, representado pelo fluxograma |
Nenhum comentário:
Postar um comentário