domingo, 7 de setembro de 2014

Segurança na Internet - Práticas Seguras

Olá pessoal ... Já faz algum tempo que eu escrevi um blog falando sobre navegar na internet com segurança. Mas a parte de segurança da informação é uma parte bem extensa e resolvi tratar hoje de pontos práticos que irão nos proteger dos "vilões" da rede.
Segurança na Internet - uma necessidade



Aqui no Brasil, a internet é coordenada pelo CGI.Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Eles disponibilizam uma cartilha com dicas de segurança. Se quiser ver o texto na íntegra, o site é: http://cartilha.cert.br/.  Abaixo segue algumas dicas que encontramos na cartilha:

Proteja-se contra fraudes: não clique em links recebidos por e-mail's, a não ser que tenha certeza do remetente. Geralmente, pessoas mal intencionadas mandam e-mail's em nome de instituições e roubam os dados de pessoas que acessam esses links. E jamais execute arquivos que chegam por e-mail (arquivos com final .exe por exemplo). Estes arquivos podem instalar vírus ou softwares maliciosos.

Proteção contra arquivos com extensão .exe
Proteja-se contra vírus, cavalos de tróia, spywares, worms e bots: atualizar os programas ajuda e muito a evitar o que podemos chamar de "frestas" para entradas de vírus. Todos os fornecedores de software disponibilizam atualizações gratuitas, que devem ser baixadas. Sem falar da importância de usarmos sistemas de proteção: antivírus, firewall pessoal e anti-spyware.

Navegue com segurança: usar a internet é como andar na rua - se não se cuidar, sofrerá um acidente. Por isso, preste atenção no tipo de site que está entrando. Alguns sites são tão mal feitos que só de olhar se percebe os vírus pendurados ... Desabilite também o JavaScript, o ActiveX, os cookies e os pop-up. Só os use quando for estritamente necessários e quando você confiar no site que está acessando. E evite navegar em sites que não garantem sua segurança. Olhe no navegador: se aparecer o cadeado fechado e a palavra https, pode acessar: você está seguro. Caso contrário, fique com a pulga atrás da orelha.
https e cadiadinho fechado? Tá seguro ...

Cuide dos e-mails: além de manter o programa de e-mail atualizado, evite a visualização em HTML. Esta visualização abre brecha para a entrada de códigos maliciosos. Desative também a opção execução automática de arquivos anexados.

Proteja sua privacidade: além de usar senhas realmente difíceis, cuide de não colocar dados pessoais em redes sociais, que podem facilmente cair nas mãos de pessoas mal intencionadas.

A cartilha tem muitas outras dicas importantes, que pode nos ajudar a navegar na internet sem maiores problemas. No mundo em que vivemos hoje, todo o cuidado é pouco - inclusive na internet ... Até mais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário