segunda-feira, 14 de julho de 2014

Redes Sociais - os perigos ocultos

Boa noite ... Vou aproveitar o início da noite para falar sobre um tema muito importante: redes sociais. Nós vemos na internet de hoje muitas maneiras de falarmos e postarmos coisas com nossos amigos pela internet. Bem diferente de anos atrás ... Lembro quando fiz meu primeiro curso de informática em 1997 ... Lá se vão mais de quinze anos ...quando as redes sociais (os chats de conversa) eram bem sem graça.

Alguns exemplos de Redes Sociais


O que exatamente é uma rede social? Trata-se de uma estrutura composta por pessoas ou organizações que compartilham valores ou objetivos comuns. Existem vários tipos de redes sociais hoje, como redes de relacionamento (Facebook, Google+, Skype, Twitter etc) redes profissionais ( Linkedin, Rede Trabalhar) redes sociais (dentro de um bairro por exemplo) redes políticas e tantas outras.

Basicamente, a grande maioria das pessoas tem uma conta ou várias contas em redes sociais. Mas, como já dissemos aqui no blog, a internet é como uma ferramenta: se não for bem usada, pode se tornar uma arma. E o mesmo acontece com as redes sociais.

Antes de mais nada, deixo claro aqui que não sou contra redes sócias. Tanto que uso algumas delas e realmente são ótimas ferramentas, principalmente para conversar com amigos que estão longe. Mas, não quer dizer que é tudo um mar de rosa.

Um dos problemas mais comuns com redes sociais é uma teoria perigosa que muitos tem: quanto mais, melhor. Muitas pessoas aceitam qualquer como amigo, querendo chegar a centenas de contatos. Mas, é interessante: quando chega um estranho na porta de casa, não o convidamos para entrar. Não o conhecemos, não sabemos quais são suas reais intenções. Na internet é a mesma coisa. Lembre-se: quando adicionamos amigos, eles verão tudo aquilo que vamos colocar na rede: fotos, dados pessoais, idéias nossas e assim por diante. Uma dica importante: coloque como seus amigos on-line apenas aqueles que são seus amigos off-line.

Falando em postagens, outro erro que muitos cometem é colocar qualquer coisa na rede. Tem uma regra básica na vida que se aplica na internet: tudo o que você coloca na rede pode e VAI ser usado contra você! É incrível, mas o que tem de gente que cai nessa armadilha. Quantas vezes não li de bandidos que colocam a foto expondo armas ou dinheiro roubado ... só para a polícia vir depois e prender. Ou pessoas que falam mal de alguém na rede e depois não sabem o que dizer quando este alguém descobre. Sinceramente, isto é de uma estupidez sem tamanho! E não adianta bloquear a pessoa ou configurar as postagens apenas para os amigos: sempre alguém conhece o fulano ou ciclano e vai falar para ele. Assim, seja esperto: quer falar mal de alguém ou tirar fotos imbecis, pode fazer ... Mas não coloque na rede!

Outra coisa que muitos fazem que me revolta é entrar em grupos ou aceitar um amigo só por que ele diz que tem algo em comum. Um problema sério na internet é que você pode dizer o que quiser, pode colocar a foto que quiser, ser quem quiser. Por exemplo, você pode criar um perfil falso, com nome falso, tudo mentira. E muitos fazem isso com os objetivos mais tenebrosos, como pedófilos. E o pior é que tem gente que cai. Por isso o conselho de adicionarmos pessoas que realmente conhecemos.

Embora esta seja uma charge, não está longe da realidade de alguns
E será que tudo o que dizem na rede é verdade? Claro que não. Já vi várias vezes pessoas postarem mensagens como correntes nas redes sociais, com os famosas palavrinhas "aconteceu comigo" ou "um parente me falou". Tudo lorota. Qualquer pessoa com um pouco mais de cabeça já percebe a realidade. Mas, é claro, muitos acreditam piamente nestas conversas ... e se dão mal ...

E cuide também do tempo que gasta nas redes sociais. Muitos esquecem que a rede social não é uma vida social. Passam horas curtindo fotos no Facebook e conversando on-line com os amigos, mas esquecem da vida real, da esposa, marido, filhos, pais e por aí vai. Sem exagero, mas atualmente existem famílias se dissolvendo por causa do uso excessivo e descontrolado das redes sociais.

A tecnologia da internet é uma demonstração da capacidade humana em usar os recursos para o seu bem. No entanto, muitos perdem a noção do certo ou errado ao usar esta tecnologia. Por isso, seja esperto! É exatamente o que diz o vídeo neste endereço. Ele contém mais dicas em como usar de maneira consciente as redes sociais. Segue o endereço: http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/adolescentes/animacoes-no-quadro-branco/saiba-usar-redes-sociais/. Ele é bem interessante. E fica a dica: use as redes sociais de maneira correta ... caso contrário, se prepare para dor de cabeça ... Até mais !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário