terça-feira, 1 de julho de 2014

Spam: os cuidados que devemos ter


Bom dia ... Já abriu sua caixa de mensagem hoje? Talvez tenha encontrado algum e-mail estranho, como do seu banco pedindo o cadastro de seus dados, ou uma mensagem contando uma história sobre como emagrecer sem esforço. Estes tipos de mensagem são chamados Spam. Mas, exatamente o que é um spam?

Podemos chamar de Spam qualquer mensagem de correio eletrônico com fins publicitários e não solicitada. O termo spam pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes. Podem ser ou não prejudiciais.

A história do Spam remonta a década de 90. Em 1994, dois advogados espalharam pela rede uma mensagem sobre uma loteria de Green Cards. Isso gerou uma discussão sobre a vulnerabilidade da internet. Durante estas discussões, surgiu a expressão Spam, uma alusão a um quadro de um programa inglês. Neste programa, aparecia vikings sentados numa lanchonete repetindo de maneira irritante a palavra spam.

Atualmente, existem inúmeros tipos de mensagens spam. Vamos considerar algumas delas e os efeitos no seu PC.

Corrente é uma mensagem spam que geralmente pede para você repassar a mesma mensagem um determinado número de vezes ou para seus contatos. O texto pode descrever uma simpatia, uma história ou alguma coisa deste tipo. A ideia é convencer, assim, no final esta mensagem diz que acontecerá algo ruim se você não fizer isso. Pior que mandar uma mensagem dessa é acreditar nestas bobagens ...  e tem gente que acredita! Estas correntes não são prejudiciais em si mesmas, mas buscam atacar a ignorância das pessoas, além de serem bem inconvenientes.

Temos as mensagens de propagandas que aparecem em nosso e-mail. Eles falam de serviços ou equipamentos que podem ser adquiridos se acessarmos determinados sites. Mas cuidado. Muitas vezes, estes produtos nem sequer existem ou são falsos. Um exemplo são aquelas mensagens que falam sobre  pílulas para emagrecer dormindo, que, é obvio, não existem.

Outro exemplo são os Spim e os Spit. São mensagens Spam usados via telefonia IP. Eles aparecem quando usamos aplicativos de troca de mensagem (como o MSN). Eles aparecem em redes sociais, com mensagens que são fraudes, golpes, boatos e propagandas.

Os boatos e lendas urbanas são parecidos com as correntes. Contam histórias alarmantes e falsas, tentando convencer o leitor a propagar aquela mensagem. Eles geralmente dizem "aconteceu com um amigo meu" ou "meu primo estava lá e viu". Já vi mensagens que denegriam empresas, como algumas que diziam que certa rede de lanchonetes usava minhoca na preparação de lanches e que certa empresa multinacional fazia ofertas ao diabo antes de iniciar seus trabalhos. Tem também aqueles e-mails filantrópicos, que contam uma história triste de pessoas passando por dificuldades e pedem ajuda financeira (até parece aquele pessoal que fica no metrô em SP, passando aqueles bilhetinhos contando uma história triste). Tudo não passa de boato.

E há os golpes e fraudes via e-mail. Estes são bem perigosos. Eles usam nomes de instituições conhecidas, como bancos e órgãos do governo, e pedem que você recadastre seus dados ou pague alguma dívida atrasada. E muita gente cai nisso. Quando se dão conta, os bandidos (esse é o nome correto de quem manda este tipo de e-mail) consegue todos os dados da pessoa a faz a festa.

E como se proteger dos spam? Primeira dica: fique esperto! Não abra nenhum e-mail que você não conheça o remetente ou que ache estranho. Ele pode conter vírus ou outra coisa que irá prejudicar seu computador. Outra dica: acione na sua caixa de mensagem o anti-spam. É uma ferramenta importante que seleciona as mensagens que o computador entende como spam. Ele guarda estas mensagens em um local seguro na caixa de mensagens e depois o usuário vê o que faz com elas. Uma terceira dica: jamais responda mensagens com seus dados a e-mail's que pedem. Veja o endereço de quem mandou a mensagem. Por exemplo, se veio de um banco, o endereço deverá ter o nome do banco. (por exemplo, fulano@bancointer.com.br). Quando se trata de fraude, o endereço vem com o nome do serviço de correio eletrônico, como fulano@gmail.com ou beltrano@hotmail.com.

Assim, fica estas dicas para não sermos pegos pelos spam. Se quiser ver mais sobre este tipo de mensagens, sugiro este vídeo no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=nWas-nT9VvY. Ele fala mais sobre os tipos de spam que podem afetar nosso PC. Até mais ...

Cuidados com o Spam
A marca deste presunto enlatado serviu de base para o nome SPAM devido a propaganda irritante que tinha nos anos 90



Nenhum comentário:

Postar um comentário