quarta-feira, 8 de outubro de 2014

IHC - Interação Humano-Computador

Boa noite pessoal ... ontem comecei no curso uma matéria bem interessante chamada IHC - Interação Humano-Computador ou Interação Homem-Computador. Todo o profissional de TI leva em conta fatores de usabilidade ao projetar um software qualquer. Mas exatamente o que é o IHC?

Trata-se do estudo da interação entre homens e máquinas. Relaciona-se nessa matéria uma série de outras disciplinas, como ciência da comunicação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, linguística e áreas afins. Oobjetivo dos profissionais de TI é criar interfaces fáceis de utilizar e que sejam intuitivas, ou seja, interfaces "amigáveis".

E acontece mesmo ...
Parece uma tarefa simples, mas não é. O grande problema está no público que irá utilizar este tipo de serviço. Apenas como exemplo, podemos ver os caixas eletrônicos. Existe uma grande variedade de pessoas que utilizam estes serviços, pessoas que conseguem fazer todo e qualquer serviço no caixa (depósitos, saques, pagar contas, transferências etc ...) pessoas que conseguem fazer o básico e outras que não sabem nem onde devem colocar o cartão para iniciar o serviço. Qualquer programa, home page, hardware vai se deparar com este tipo de problema.

É importante lembrar que o usuário da tecnologia nem sempre é um especialista, e nem tem o dever de ser. Geralmente, queremos as coisas simples, fáceis e práticas. Somos impacientes e desistimos após algumas tentativas fracassadas de atingir um objetivo. Coloco aqui o pronome "nós" por que eu estou tanto na área de profissional de TI como de usuário também, e já me deparei com problemas de interação com máquinas.

Ergonomia - um dos fatores do IHC
Existem vários elementos que auxiliam os profissionais a encontrar a maximização da compreensão e agilidade das ações dos usuários, tanto dos experientes quanto dos que não tem experiência. Entre estes elementos temos teclas de atalho, barra de ferramentas, macros (conjunto de comandos que tem como objetivo realizar uma tarefa) e sistemas de ajuda on-line.

Outro detalhe importante na hora de programar uma interface é lembrar da famosa frase "menos é mais". Sim, uma interface com muita informação, botões, sofisticada e com muita coisa geralmente é uma interface que mais atrapalha do que ajuda. Comandos simples e auto-explicativos dão um melhor resultado.

É bem verdade que, quando projetamos uma interface, a mesma deve ser testada usando Técnicas de Avaliação de Usabilidade. São ferramentas que auxiliam na verificação da qualidade do produto mediante testes com usuários.Para tanto, muitas detalhes precisam ser analisados previamente, como por exemplo, o perfil dos usuários e o objetivo do produto.

Assim, quando estivermos a ponto de explodir de raiva diante de um caixa eletrônico que não realiza a tarefa que pedimos ou acessando um site que não mostra o que queremos, é provável que a falha se de uma avaliação errada do profissional que projetou. Ele não levou em conta os padrões definidos pelo IHC. E quem paga a conta somos nós ... Preciso lembrar disso ao fazer um projeto rsrs ... Até mais ...

AdicIHC - Interação Humano - Computador

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