domingo, 18 de janeiro de 2015

PHP - Hypertext Preprocessor

Olá pessoal ... continuando a nossa série sobre linguagens computacionais, vamos falar sobre uma linguagem que particularmente gosto muito - a primeira que aprendi e que me tem dado uma boa renda rsrs - o PHP.

O Elefante do PHP
A sigla PHP vem do inglês PHP Hypertext Preprocessor ou Préprocessamento de hipertexto. É uma linguagem interpretada livre, muito flexivel e dinâmica. Inclusive, devido a essa flexibilidade, alguns programadores rotulam o PHP como uma linguagem fraca. Mas quem diz isso se engana. Na verdade, o PHP é uma linguagem muito popular e usada. No momento em que estava fazendo este post, o PHP estava na sexta posição do Index Tiobe.



Esta linguagem foi desenvolvida pelo programador dinamarquês Rasmus Lerdorf em 1995. Originalmente, o PHP foi desenvolvido apenas para gerar aplicações para homepages, como envio de formulários, pesquisas etc. No entanto, com o passar do tempo, o PHP evoluiu a tal ponto que hoje é usado não apenas para aplicações para internet, mas para a criação de sistemas. Por exemplo, quando estudei esta linguagem, tive que entregar como trabalho um sistema de Caixa Eletrônico, com todas as funcionalidades em PHP. Foi uma experiência bem interessante.

Rasmus Lerdorf
Uma característica interessante do PHP é o fato de ele atuar do lado do servidor. Tanto que para programarmos em PHP, precisamos transformar nosso PC em um servidor, para a visualização da página. Para tanto, usamos pacotes disponíveis como o WAMP, LAMP ou o EasyPHP. Outro detalhe é a combinação com outras linguagens, como o HTML. No PHP, conseguimos integrar as tags desta linguagem de marcação com arquivos ou comandos da linguagem de programação, o que é algo bem interessante.

E o elefante mascote da linguagem? Segundo Rasmus, se juntarmos a sigla PHP parece formar a figura de um elefante ... bem tem gente que vê isso, outros não ... tente achar um elefante aqui ...

Mas vamos fazer uma pequena programação em PHP? Seria mais para vermos como funciona, mas como eu disse, para conseguir fazer a visualização, precisa baixar um pacote com os softwares de servidor, caso contrário, só veremos o código no nosso navegador.

Vamos continuar com nosso "Hello World" ... No caso, apenas para entendimento, notem o início das tags em HTML.

<!DOCTYPE HTML>

<html lang pt-br>

<head>
<meta charset "UTF-8"/>
<title>Meu primeiro código em PHP</title>
</head>

<body>
<?php

echo "Hello World!";

?>

</body>
</html>

No caso acima, o código PHP está entre as tags <?php ?>. Elas são usadas para fazer a abertura de um bloco em PHP dentro do código HTML. Apenas ressaltando, que o documento deve ter a extensão PHP para funcionar. A função echo (leia-se como escreve) pede para que a palavra entre aspas seja impressa na tela. E o ponto-e-virgula no final indica o fim da programação.

EasyPHP em funcionamento - o PC agora é um servidor
Quem quer aprender PHP deve se preparar para passar por três passos. É interessante que as linguagens de programação se parecem e muito com linguas estrangeiras. Você inicia estudando o básico, depois o intermediário e finalmente o avançado. É comum os estudantes, ao estudarem o PHP básico, já quererem montar formulários para homepages ou fazer conexão com bancos de dados. Uma dica que eu dou é: siga o fluxo. Não queira avançar o sinal, pois geralmente resulta em frustração.

Quem quiser aprender PHP, dou duas sugestões: o curso do Professor Gustavo Guanabara (tem apenas o básico, mas é muito bom (http://cursoemvideo.com/) e o canal no YouTube chamado Ponto Canal, do Emerson Carvalho (https://www.youtube.com/user/PontoCanalOficial/playlists) tem um curso mais avançado de PHP que ajuda a aprender as funcionalidades desta linguagem interessante. Vale a pena conferir.

E é isso ... se você quiser aprender PHP, aproveite estas dicas e descubra este universo da programação que, para quem gosta, é cheio de novidades ... na próxima postagem, vamos para outra linguagem que gosto muito de trabalhar, principalmente na programação de aplicativos - JAVA ... até a próxima ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário