domingo, 3 de agosto de 2014

Lixo Eletrônico - o que fazer???

Boa noite pessoal ... Desculpem a demora em postar a matéria do blog, mas estas semanas estou em curso de programação e está bem puxado ... Acho que fora esta semana que entra, logo a coisa normaliza ... Mas vamos postar algo que pode influenciar o meio ambiente: o lixo eletrônico.

Exatamente o que é o lixo eletrônico? Podemos defini-lo como todo o material descartado de equipamentos eletrônicos, como restos de computadores, placas eletrônicas,telefones, televisores etc. este tipo de material tem gerado dois problemas bem graves: o aumento de lixo e o descarte em locar inadequado.

A indústria dos eletroeletrônicos e eletroportáteis é, de certa maneira, uma indústria limpa. Na produção destes equipamentos, pouca coisa é perdida. Mas o maior problema está no descarte destes equipamentos. Devido ao alto preço de manutenção e do avanço constante da tecnologia, os equipamentos se tornam obsoletos de maneira bem rápida. Quando queima uma placa, por exemplo, compensa mais comprar um aparelho novo do que conserta-lo. Um exemplo típico é quando queima a placa-mãe de um computador: o gasto e o trabalho de consertá-la é muito grande, o que torna o serviço inviável. Assim, compensa comprar uma peça nova.

E o que fazer com a peça velha? Jogar no lixo comum, talvez pensemos. Se você faz isso, melhor rever seus conceitos. E o motivo é bem simples. Todos estes equipamentos tem materiais tóxicos, como chumbo, cádmio, berílio etc. Estes materiais, em contato com o solo ou a água, podem contaminar o meio ambiente, trazendo sérias consequências para a fauna e a flora.E podem causar doenças em pessoas que trabalham em lixões ou catando este tipo de material na rua. Além disso, estes equipamentos são feitos de materiais que demoram para se decompor, como plástico e vidro.

E o que fazer quando temos um equipamento destes em nossa casa? A solução: faça o descarte nos locais corretos. Por exemplo, em muitas cidades tem a coleta seletiva, que recicla este tipo de material. Também encontramos em lojas e mercados caixas que podemos descartar pilhas e baterias de celulares. E muitas empresas do ramo eletrônico trazem soluções neste sentido. Só para citar uma, a Sansung tem em seu site uma parte que se chama Firts Planet (Primeiro o Planeta). Nesta parte, o usuário pode agendar a coleta do material, que será reciclado e descartado da maneira correta. Mais detalhes está no site http://www.samsung.com.br/recicle/Default.aspx.

Existe uma tendência mundial com respeito ao aumento da quantidade de lixo eletrônico com o passar dos anos. Muitos especialistas apontam que chegaremos a casa dos bilhões em poucos anos, exatamente devido ao avanço da tecnologia. Porém, cada um de nós pode fazer a sua parte em cuidar do meio ambiente. Afinal, é o meio em que todos nós vivemos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário