domingo, 24 de agosto de 2014

Sistema de Numeração Binária

Boa noite ... Já ouviu falar do sistema binário? Se não, saiba que ele está no seu dia a dia sem você perceber. Na verdade, este sistema é utilizado por todos os computadores digitais. Mas, como funciona este sistema de numeração?

Um sistema de numeração é fundamentalmente determinado pela base. Esta base são o número de símbolos usados para representar o sistema de numeração. Por exemplo, o sistema de numeração decimal utiliza dez dígitos (0,1,2,3,4,5,67,8,9); o sistema octal usa oito dígitos (0,1,2,3,4,5,6,7,8); o sistema hexadecimal usa 16 dígitos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E,F); e o sistema binário, que falaremos um pouco mais, usa apenas dois dígitos: 0 e 1.

Cada dígito do sistema binário representa um bit, que é a menor unidade de informação. Na prática, é como um transistor pode estar carregado eletricamente (1) ou desligado eletricamente (0). Um conjunto de oito bits damos o nome de Byte, que pode codificar uma informação completa, como, por exemplo, uma letra, um algarismo, uma cor e assim por diante. Esta informação completa, em se tratando de imagens, é o que chamamos de Pixel (Picture Element ou Elemento de Imagem).

No computador, representar 256 números binários nos permite realizar inúmeras tarefas. Estes bytes representram todos os sinais de pontuação, letras maiúsculas e minúsculas, acentos, caracteres especiais além de dados e instruções necessárias para o funcionamento do PC.

Para que essa "mágica" aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina os números binários com os símbolos. Esta tabela recebe o nome de ASCII (American Standad Code for Information Interchange). Baseado nesta tabela, foram criados termos específicos que ajudam nós, seres humanos, na compreensão da capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados pelos computadores. A tabela abaixo representa os valores de cada conjunto de bytes:

Resumindo de maneira bem simples, o cada vez que apertamos uma tecla no computador ao, por exemplo, digitarmos um texto, estamos mandando um pulso eletrico que será "entendido" pelo computador. Ele lerá este conjunto de bites e transmitirá a informação solicitada, mostrando na tela a imagem do código enviado, de uma maneira legível para nós, seres humanos.

Parece complicado? Mas não é ... Se quiser aprofundar mais seus conhecimentos, segue um site com mais informações e bem interessante: www.infowester.com/bit.php. Pelo menos já deu para ver que, quando digitamos no teclado, não é a letra que aparece sozinha na tela ... Até a próxima !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário