domingo, 21 de dezembro de 2014

HTML - HyperText Markup Language

Olá pessoal ... Decidi iniciar minhas postagens a respeito de linguagens, falando justamente da primeira linguagem que aprendi: HTML. Notem os programadores de plantão que não disse linguagem de programação ... logo vocês entenderão por que ...

Logo do HTML5
A sigla HTML significa HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto. Foi criada pelo físico britânico Tim Berners-Lee, que queria, na década de 90, usar a então emergente internet pública como meio de comunicação e disseminação dos seus trabalhos com seu grupo de colegas. Para tanto, Tim usou como base a linguagem SGML, mas com suas próprias especificações. Durante a elaboração deste post, usamos a linguagem do HTML 5.


Para a elaboração do código em HTML, precisamos de um editor de texto (como Sublime, Eclipse, PHPStorm e até o Bloco de Notas, embora seja bem limitado) e um navegador para executar o código. O código é formado por tags (etiquetas), que são os comandos da página em questão. Com estas tags, informamos o que será escrito, o parágrafo, os títulos, o que será grifado, as tabelas, imagens e uma série de coisas para fazer uma página de internet atrativa e de qualidade. Apenas para título de curiosidade, a parte de estilo fazemos usando uma outra linguagem, o CSS (que vamos falar em outro post).

Abaixo, temos um código simples de HTML. Ele sempre terá um cabeçalho específico, formado pelas seguintes partes:




Famoso código do Hello World em HTML
O head (cabeçalho) contém algumas informações sobre a página, como a codificação, o título que aparecerá na aba do navegador, uma descrição para os mecanismos de busca, os links de importação de estilo e outras detalhes relacionados com a página em si.

O body (corpo) é onde colocamos o conteúdo da nossa página. Textos, imagens, áudio, links, tabelas, tudo entra nesta parte. Notem que as tags geralmente tem uma abertura e um fechamento, como <html></html> Sempre devemos abrir e fechar uma tag, para que o nosso código funcione. Apenas algumas tag específicas não tem fechamento assim, como podemos ver o caso da tag <meta charset="UTF-8"/> que na verdade fecha na própria tag.

Apenas para vermos como ficaria a execução deste código no navegador:

 E o resultado ... sem graça né ... mas tenha calma ; )


Agora, algumas dicas para quem quer aprender HTML: primeiro, nunca diga que você é programador de HTML (como citei no começo de artigo). HTML não é uma linguagem de programação, e sim de marcação. Não conseguimos programar em HTML, por exemplo, não conseguimos fazer uma página com um formulário de contato e fazer com que o mesmo chegue preenchido em nosso e-mail usando apenas HTML. Neste caso, usamos uma linguagem de programação para realizar a tarefa (conhecendo ela, aí sim você é um programador...)

Outro detalhe: no início, parece que nunca vamos aprender. Na verdade, qualquer linguagem é assim. Quando vi os primeiros códigos, achei que jamais ia conseguir. Mas com o tempo vamos nos aperfeiçoando e chega uma hora que fazer uma página a internet é a coisa mais simples do mundo. Por isso, não desista ... como dizia meu professor de Lógica, força e garra!!!

Quando fizer testes no seu código, use-o em vários browser (IE, Chrome, Firefoz, Ópera e por aí vai). Você vai ver que algumas tags tem comportamento diferente, de acordo com  o browser. Sempre é bom visualizar a sua página no maior número de browser, para ver  o que o internauta verá ao abrir a página que codificamos.

E uma última dica: se quiser começar a estudar agora, veja o curso de HTML do professor Gustavo Guanabara no site http://cursoemvideo.com/. Você faz um cadastro e se inscreve no curso de HTML5/CSS/JS. Tem certificado, é grátis e o melhor - você aprende mesmo!

Pode ter certeza, HTML é bem simples. Não tem muito segredo. No começo assusta, mas no fim você verá que é muito fácil (principalmente depois de conhecer uma linguagem de programação rsrs, não quero assustar ninguém, mas em comparação é bem mais fácil ...) Mas nosso exemplo, como podemos ver, ficou bem sem graça, só preto e branco ... por isso, semana que vem vamos falar da linguagem de estilo CSS ... 안녕히가세요 (é adeus em coreano, to estudando essa língua ... mas nem perguntem por que to aprendendo isso  ... longa história ... ; )









Nenhum comentário:

Postar um comentário