segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Desenvolvimento - as Linguagens Computacionais

Bom dia pessoal ... Aproveitando a chegada do fim do ano, resolvi fazer uma série de artigos falando sobre as linguagens computacionais. Vamos falar de algumas linguagens específicas, seu histórico, uso, facilidades, entre outras coisas. Mas, antes de mais nada, vamos entender o que é a linguagem computacional.

Como sabemos, um computador é uma ferramenta que, para executar qualquer serviço, precisa de informação para isso. Precisamos dizer para ele o que tem de fazer, como executar um serviço, como calcular, estas coisas. No entanto, não podemos simplesmente dizer "olha, some para mim dois mais dois". As máquinas usam a linguagem binária (1 e 0). Por exemplo, ao digitarmos uma letra no teclado, um código binário é mandado e executado, apresentando na tela o valor digitado.

Mas, seria impossível para nós, seres humanos, executar este tipo de serviço. Imagine digitar um texto, ou mesmo uma frase, fazendo códigos de 1 e 0. Demandaria muito tempo e a possibilidade de erro é certa. Abaixo temos a equivalência do alfabeto com o código binário. A título de exemplo, se fossemos escrever a palavra "CPU" em código binário, teríamos o seguinte: 01000011 01010000 01010101 (se eu não errei ...) Agora, imagine escrever um texto usando estes códigos. Evitando todo este problema,

 usamos as linguagens computacionais, que mais se aproximam da linguagem humana e são compiladas e executadas pelos computadores.
Equivalência do Alfabeto com o código binário

Agora, quando falamos de linguagem de computador, existem muitas, mas muitas mesmo. E cada uma tem uma característica ou aplicação diferente.

As linguagens de programação são usadas para se comunicar com o computador. Através desta linguagem, conseguimos passar instruções como cálculos, armazenamento de dados, decisões e uma série de informações para o bom funcionamento, tanto de hardware quanto do software. Neste campo, ouvimos falar muito de linguagem de alto, médio e baixo nível. A primeira vez que ouvi este termo, confesso que havia entendido que uma linguagem podia ser boa (alto nível) ou ruim (baixo nível). Mas não é essa a ideia. Na verdade, quanto mais alto o nível, mais próximo da linguagem humana. Linguagens de baixo nível (como o Assembly) ficam mais próximos da linguagem de máquina, usando códigos mnemônicos e usam instruções de processadores.
Exemplos de Linguagens Computacionais

Temos as linguagens de marcação. Esta tem como objetivo que um texto fique sintaticamente distinguível. É usado na montagem de páginas para internet. Diferente da programação, ele apenas distribui conteúdo de informações, não executando instruções como no caso da linguagem de programação. Geralmente trabalhamos com as duas linguagens na elaboração de conteúdo Web.

Dentro deste campo Web temos a linguagem de estilo. Esta é responsável pela parte visual e auditiva de um site. Com a aplicação desta linguagem, conseguimos colocar as cores, bordas, fonte de letra e uma infinidade de outras coisas essenciais para uma homepage de qualidade.

Como podemos ver, este campo do desenvolvimento computacional é bastante amplo, e encontramos muita informação na internet. No próximo artigo, vamos iniciar falando sobre uma linguagem de marcação muito importante: o HTML. Até a próxima ...

2 comentários:

  1. , o alfabeto binário. Uma cadeia finita é uma sequência finita de letras de símbolos de um determinado alfabeto; por exemplo, uma cadeia binária é uma cadeia formada pelo alfabeto binário. representa a cadeia vazia.

    ResponderExcluir