domingo, 30 de novembro de 2014

Teste de Usabilidade Heurísticas de Nielsen

Boa noite pessoal ... Já comprou alguma vez um produto que estava com problema? As vezes acontece. Sem dúvida, ele não passou por um bom teste de qualidade, caso contrário, seria avaliado adequadamente e teria os erros corrigidos.

O mesmo princípio se aplica a sites e softwares. Eles precisam (pelo menos deveriam) passar por alguns testes que apontariam os erros e melhorariam a qualidade do material. Para atingir este objetivo, existem algumas avaliações e testes que os programadores e analistas submetem o projeto. Dentre estes, vamos citar os testes de Usabilidade e a Avaliação Heurística,

Os objetivos do teste de usabilidade é avaliar a interatividade de um sistema, como ele se comporta com o usuário. São analisados a eficácia do projeto, sua eficiência e a satisfação do usuário ao usar o programa. Sempre que fazemos um programa, a ideia é fazer algo que até mesmo aquele usuário com pouco ou nenhum conhecimento de informática possa usar o sistema sem maiores problemas (salvo alguns casos bem específicos).

O teste de usabilidade é medida por três fatores importantes:

Pilares que visam a Usabilidade
  • Facilidade de Aprendizagem: o usuário consegue explorar o sistema e suas tarefas de maneira simples e rápida;
  • Facilidade de Memorização: mesmo um utilizador não frequente consegue usar o sistema, sem a necessidade de reaprender as tarefas do mesmo;
  • Baixa taxa de erros: o usuário realiza as tarefas sem grandes dificuldades e é capaz de recuperar e erros, caso ocorram.
E a Avaliação Heurística? Esta oferece um diagnóstico de qualidade e padrão de operação de uma interface ou um sistema. Uma sessão de avaliação heurística leva em média umas duas horas, onde podem ser seguidas as dez heurísticas determinadas por Jakob Nielsen um famoso cientista da computação dinamarquês, PhD em IHC (Interação Humano-Computador).

As dez heurísticas de Nielsen são:

H1 - Visibilidade de Status do  Sistema: um sistema precisa dar um feedback ao usuário do que está acontecendo. Por exemplo, ao abrirmos um vídeo no YouTube, ele mostra que o mesmo está carregando por exibir um mostrador na tela;
H2 - Relacionamento entre a  Interface do Sistema e o Mundo Real: o usuário precisa entender o que o sistema está pedindo ou informando, sem palavras científicas ou em outro idioma;
H3 - Liberdade e Controle do Usuário - diante de uma situação inesperada, o usuário pode refazer ou desfazer qualquer ação, voltando ao ponto inicial;
H4 - Consistência : Facilite o entendimento do usuário. Mesmo ao usar ícones, aposte naqueles que são intuitivos, fáceis de perceber, como por exemplo, um ícone de impressora é obviamente para imprimir algo;
H5 - Prevenção de Erros: não espere que eles aconteçam, evite-os. 
H6 - Reconhecimento ao invés de lembrança: o sistema deve ter um bom "diálogo" com o usuário, informando os passos que foram dados;
H7 - Flexibilidade e Eficiência de Uso: todo o qualquer sistema será utilizado por usuários leigos quanto usuários avançados. É um tanto difícil atender a estes dois grupos, mas não impossível. Algo simples que pode ser feito são teclas de atalho (usado por pessoas com mais conhecimento) e ícones auto-explicativos (usado por pessoas com menos experiência). É o caso da tecla ctrl+p e o ícone "Imprimir" que executam a mesma operação;
H8 - Estética e Design Minimalista: simplicidade e bom gosto é a regra neste caso, sempre.
H9 - Ajude os usuários a diagnosticar e corrigir erros: embora a heurística de número 5 fale de se evitar erros, na prática isso é impossível. Por isso, quando programarmos avisos de erros de um sistema, este deve ser simples e indicar possíveis saídas para o usuário.
H10 - Ajuda e Documentação: todo o sistema deve ter um sistema de ajuda, de fácil acesso e com informações relevantes ao usuário.

É muita coisa? Realmente, testes como este requerem muito trabalho por parte do profissional de TI. Mas diminuem e muito os erros e garantem a qualidade do sistema. E mesmo aqueles que não são profissionais de TI, podem agora, ao usar um sistema, analisar as dez heurísticas dar  a sua nota ... tem muita coisa para melhorar por aí, podem ter certeza ... até a próxima ...
Satisfação do usuário: nossa meta ... sempre!

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