terça-feira, 11 de novembro de 2014

Entenda as configurações do seu computador

Olá pessoal ... Já teve dificuldades de entender as configurações do seu computador? Muita gente se confronta com isso. Outros lembram que o amigo disse que tal computador é bom por algum motivo ... mas não entende o que realmente significa. Isso é bastante comum. Que tal entendermos de maneira básica as principais configurações de um computador?

A tarefa é mais simples do que parece. Vamos supor então que vamos comprar um PC. A primeira coisa que precisamos entender é: quais as tarefas principais que ele irá realizar? Será apenas para uso doméstico ou para trabalho? Terá de suportar programas e arquivos mais "pesados" como por exemplo softwares de design ou edição de vídeos ou apenas arquivo mais comuns? São dados importantes que precisamos definir antes de comprar um novo equipamento.

Outra coisa importante a se lembrar é: o barato sai caro. Sim, meninos e meninas, não adianta sair por aí e querer comprar o mais em conta. E o motivo é simples: no campo de TI, você não consegue conciliar preço e qualidade. Dificilmente você consegue ter um produto com muita qualidade e preço bem baixo. Notem que não estou dizendo que precisa pagar caro para ter uma boa máquina. Tanto que existem excelentes equipamentos com preços bem acessíveis. Mas não se iluda com o que chamam de galinha morta: se ela está morta, tem um motivo ...

Processador Core i7 da Intel
Vamos ver então as configurações que as lojas geralmente apresentam nos encartes. Analisemos o processador. É, como podemos dizer, o cérebro do computador, um circuito integrado que realiza cálculos e tomadas de decisões. Aqui cabe um cuidado: como tudo na informática, os processadores estão sendo sempre inovados. Assim, procure aqueles que estão, pelo menos, mas recentes no mercado. Por exemplo, a Intel está com os processadores Core I3, I5 e I7, que tem uma excelente tecnologia e preços acessíveis. Evite processadores muito antigos, que estão em desuso.

HD 500 Giga Sata
E o HD (Hard Disk)? O antigo winchester (quem é das antigas lembra deste termo ...) é a parte do computador onde são armazenados os dados. No mercado atual temos HD's com capacidades variadas. De maneira geral, HD's com 500 Gigas trabalham muito bem. Menos que isso não considero interessante (200, 300 Giga) afinal, é bem menos espaço. Temos também HD's de 1 Tera, que sem dúvida são incríveis. Um detalhe: existe, por diversos motivos técnicos, uma discrepância entre o valor informado na compra do HD e o valor que o sistema operacional considera o mesmo. Por exemplo, um HD de 500 Giga, para o sistema operacional, tem a capacidade de 465,66 Gigas.

Memória RAM DD3
Outro fator é a memória RAM. A Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório é responsável pela leitura e escrita de dados, utilizada como memória principal, visto conter os programas básicos operacionais. Neste caso, quanto mais memória maior o desempenho do equipamento. Uma memória de pelo menos 4 Giga já dá para trabalhar bem sem problemas. É claro que na maioria dos casos esta memória é expandível.

Outros detalhes são mais de acordo com o que o usuário deseja: por exemplo, qual o sistema operacional, Windows ou com núcleo Linux?  Com leitor e gravador de DVD ou apenas leitor? Qual o tamanho do monitor, 14 polegadas, 15 polegadas, 16 polegadas? Qual a marca? São detalhes que o usuário deverá definir.

Assim, comprar um equipamento novo não é um monstro de várias cabeças. E, se mesmo assim você não conseguir chegar a um denominador comum, fale com a gente. Podemos dar um suporte técnico neste sentido.Olhe nosso site: www.edsonrczarneski.eti.br. Estamos prontos para atende-lo. Até a próxima ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário