domingo, 16 de novembro de 2014

Falando um pouco sobre SEO

Ola pessoal ... Vou falar hoje sobre uma particularidade mais técnica na programação de homepages e blogs. Trata-se desta sigla SEO. Exatamente o que é isso? E quais as vantagens de usarmos as técnicas da SEO ao elaborarmos uma homepage?

Search Engine Optimization (SEO)
SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de algumas estratégias bem definidas que ajudam uma homepage a estar entre as primeiras colocações nos sites de busca, isto através de resultados naturais (orgânicos). E qual a importância disso? Vejo o seu caso: quando faz uma pesquisa específica no Google, por exemplo, quais dos resultados você olha primeiro? Os primeiros, logicamente. Os últimos dificilmente serão acessados. Desta forma podemos ver como o SEO é importante.

Um detalhe muito importante é diferenciarmos os resultados orgânicos dos resultados patrocinados. Como podemos ver na figura abaixo, numa pesquisa do Google, os primeiros resultados são os links patrocinados. Nestes casos específicos, é feito um contrato com a empresa e paga-se para que o site apareça nesta parte. Nada tem a ver com o SEO. Após estes links vem os sites de pesquisa onde podemos aplicar o SEO.

Links Patrocinados nada tem a ver com SEO
Dentro do SEO, existem duas categorias de métodos usados pelos programadores de sites: o white hat e o Black hat. Vamos falar um pouco sobre cada um destes métodos.

O White Hat são métodos aprovados pelos mecanismos de busca com o objetivo de melhorar o ranking de maneira orgânica. De maneira básica, podemos definir como a dominação do bom uso das práticas Web. Entre estas práticas, podemos citar as seguintes:

  • Usar um title (título) pequeno e relevante ao site;
  • Aumentar o número de conteúdo relevante ao site;
  • Utilizar técnica de semântica de palavras-chaves;
  • Ter certeza que todas as páginas são acessíveis por links regulares, não por scripts ou outro método que dificulte o trabalho dos motores de busca.
E o Black Hat? Este é o contrário do White Hat. Estes procedimentos incluem práticas não aprovadas pelos sistemas de busca, usando geralmente de práticas como camuflagem ou engano para atingir os primeiros lugares. Como o sistema de busca é automatizado, em alguns casos estes procedimentos enganosos passam despercebidos. No entanto, vale ressaltar que existem profissionais da área de SEO que fazem uma busca manual entre os sites que aparecem na internet. Se um deles fez uso de métodos Black Hat, pode ser punido. Entre os muitos métodos Black Hat, podemos citar:
Black Hat ou White Hat????

  • Invisible Text: textos voltados para os mecanismos de busca, para que sejam indexados, mas que não tem relevância para o usuário, ficando invisíveis para o mesmo;
  • Links Farms: criação de vários sites com links mútuos que aumentam a visibilidade;
  • Duplicated Content: Conteúdo duplicado, várias fontes para o mesmo conteúdo.
Como podemos ver, o SEO é uma parte de TI muito interessante e com objetivos bem definidos. Aqui tem apenas uma breve explicação sobre este tema, mas temos muito material interessante na internet. Por exemplo, veja o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca que tem uma descrição bem detalhada deste tema, inclusive alista alguns dos procedimentos orgânicos de white hat que podem ser usados para alavancar seu site. E não esqueça do nosso site também www.edsonrczarneski.eti.br, onde temos muitas matérias interessantes sobre a área de TI ... atá a próxima ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário