segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Falando um pouco sobre multimídia

Olá pessoal ... começando a semana, resolvi falar sobre um assunto bem legal: multimídia. Todos nós já ouvimos falar esta palavrinha. Mas exatamente o que é multimídia?

Multimídia se refere a toda a tecnologia com suporte digital que permite criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos digitais. Engloba arquivos de áudio, vídeo ou foto. São uma peça fundamental das interfaces tanto de software quanto de homepages. Se dermos uma olhada em programas mais antigos, veremos que as interfaces não eram nada amigáveis. Um exemplo clássico é o MS-DOS, que foi muito usado como sistema operacional lá em anos passados. Quem conhece sabe que uma tela escura com um cursor piscando e um monte de letra verde ou branca é extremamente chato.

MS-DOS - interface nada amgável
Com os avanços tecnológicos, deu-se mais ênfase a este tipo de recurso. Atualmente, podemos ter uma homepage com background animados, arquivos de áudio e vídeo que melhoram a interatividade com o usuário e uma série de outros fatores que adicionaram na área de TI.

Vamos falar um pouco dos três tipos de arquivos mais usados na parte de multimídia e no Design Gráfico: imagens, vídeos e áudio.

Imagens são arquivos muito úteis no design. Eles podem ser chamativos para o usuário e explicar muita coisa, melhor que textos inclusive. Existem vários formatos como JPEG, PNG, GIF, ICO entre outros. Sempre de preferência para arquivos do tipo JPEG que são mais leves. Arquivos de imagens muito pesados em um site, por exemplo, podem aumentar o tempo de acesso e tornar a página pesada, o que acarretaria em prejuízos. Neste quesito, temos um software muito bom de design, o PhotoShop da Adobe, que auxilia na manipulação de imagens (recomendo).

Alguns dos Arquivos multimídia
Já o áudio são ferramentas interessantes, mas seu uso é mais limitado. Pelo menos que eu me lembre vi poucos sites que, quando você abre, começa uma música. E até entendo isso. Afinal, gosto musical é muito variado, assim, vai ter gente que gosta e gente que não gosta da música escolhida. Por isso, vale a pena sempre colocar os controles de áudio, para o usuário escolher se quer ou não ouvir a música. Os formatos mais usados são o MP3, WMA, AMR, entre outros. Um detalhe interessante: quando fazemos uma página Web, saiba que nem todos os navegadores fazem a leitura de arquivos MP3. Por exemplo, o Safári faz a leitura de arquivos AAC; o Firefox aceita o MP3 e o OGG; assim, se quiser ter um site acessível, precisamos sempre colocar arquivos de áudio no formato MP3, OGG e AAC, pelo menos por enquanto.

E os vídeos? Atualmente está bem comum na web vídeo aulas que ensinam os mais diversos tipos de coisas. Neste caso, podemos colocar arquivos internos, direto da página. A desvantagem é o fato de novamente colocarmos arquivos pesados que podem comprometer o site. Assim, um procedimento muito usado é colocarmos URL na página em questão. Desta maneira, podemos fazer um link que redireciona para outra página onde o arquivo está armazenado. Podemos fazer um iframe também, que abre um canal na página que estamos, mas que importa o conteúdo de outra. O Youtube é uma das ferramentas mais usadas para isso. Arquivos de vídeo mais usados: MP4, AVI, WMV.

Assim, podemos ver que a multimídia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento. Apesar dos problemas que gera no quesito navegação e tipos de arquivos, vale a pena resolve-los, para melhorar a usabilidade do site. Fica a dica. Até a próxima ...

Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário